É tão suculento que derrete na boca.
– 150 ml de leite em liquido – 300 g de farinha de trigo – 300 g de açúcar mascavo – 2 colheres de chá de fermento em pó – 80 g de cacau puro em pó sem açúcar
– 3 ovos – 180 g de manteiga – 190 ml de café expresso acabado de fazer (quente) – 1 colher de sopa de pasta de baunilha – 1⁄2 colher de chá de sal
– 120 g de chocolate amargo 70% cacau – 80 g de creme de leite
Em uma tigela grande, coloque a manteiga derretida, açúcar, baunilha, sal e ovos. Misture até obter uma mistura homogênea.
Adicione metade da farinha, cacau em pó, fermento e bicarbonato de sódio. Misture bem com hastes manuais e adicione o leite.
Quando tudo estiver bem integrado, adicione o resto da farinha peneirada e misture bem.
Prepare o café expresso e despeje muito quente na mistura. Mexa com algumas hastes até que esteja perfeitamente integrado. Unte o molde escolhido com óleo e despeje a massa.
Leve para o forno pré-aquecido a 180 °C com aquecimento para cima e para baixo sem ventilador por 30 minutos ou até que, quando perfurado com um palito de dente, saia limpo.
Retire o bolo do forno e deixe esfriar dentro do molde por uns 15 minutos. Após esse tempo, nós o tiramos do molde e o deixamos esfriar completamente. Quando tivermos o bolo frio, podemos decorá-lo com o ganache de chocolate.
Com a ajuda de algumas hastes, mexa continuamente até obter uma mistura homogênea sem grumos. Dessa forma, você terá o ganache pronto para cobrir o bolo, porque enquanto estiver quente, será fluido.
Neste momento, podemos cobrir completamente o bolo ou desenhar linhas irregulares deixando o ganache escorrer com uma colher enquanto o movemos por todo o bolo.
Se preferir rechear dentro, dobre a quantidade da receita da cobertura. Caso contrario, Mantenha do mesmo jeito e cubra só por cima.
Rapidamente e antes que o ganache comece a solidificar, podemos adicionar alguns granulados para decorar. Só servir.