Panacota Fácil

Panacota Fácil

Está procurando uma opção sobremesa mais refinada, mas super simples de preparar? Então, achou! Vamos te mostrar como se faz uma Panacota fácil e deliciosa.

Por Valéria Cristina
Publicado em 27/11/2022 às 21h34
Sobremesas: Panacota Fácil

Panacota Fácil

Receba Receitas no WhatsApp! Entre Agora
30min.
6
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ingredientes:

  • PANACOTA:
  • 450g creme de leite fresco 35% com gordura OU 500g de nata fresca
  • 300ml de leite
  • 100g de açúcar
  • 1 colher de (sopa) extrato de baunilha OU 1 colher de (chá) essência de baunilha
  • 60ml de água
  • 8g de gelatina em pó incolor e sem sabor
  • CALDA:
  • 100g de Framboesa (congelada ou fresca)
  • 100g de Amora (congelada ou fresca)
  • 100g de Mirtilo (congelado ou fresco)
  • 70g de açúcar
  • 2 colheres de (sopa) de limão
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela coloque as frutas cortadas e o açúcar, e leve em fogo médio. e mexa bem. Assim que o açúcar derreter e a calda ficar ligeiramente mais espessa adicione limão, ele garante que não fique uma textura de geleia e sim de calda. Mexa por mais 1 minuto. Desligue e reserve.
  2. Em uma vasilha, coloque a água, de preferência fria ou gelada, e jogue a gelatina em pó aos poucos. Mexa bem e reserve.
  3. Pegue uma panela e ponha a nata ou o creme de leite fresco, leite, açúcar e a baunilha. Misture um pouco para começar a dissolver o açúcar e logo em seguida leve ao fogo. Misture bem. Quando você ver que está começando a ferver, desligue.
  4. Coloque a gelatina, mas tenha certeza que ela não ficou seca. Se isso acontecer, ponha no micro-ondas por 5 segundos ou em banho maria até voltar com aspecto cremoso. Mas, se tiver tudo certo, é só misturar até dissolver e pronto.
  5. Você pode usar forminhas individuais de Cupcake, funciona muito bem. Mas, se quiser algo diferente é possível utilizar também copos de vidro e taças fica ótimo (caso escolha essas outras opções, não encha até a boca, porque vai precisar adicionar a calda depois).
  6. Panacotas devidamente preenchidas, leve-as a geladeira e deixe em torno de 4-5 horas. Então, é importante que você se programe para fazer essa receita, porque quanto mais tempo na geladeira mais consistente ele vai ficar.
  7. Desenforme as Panacotas (frias e consistentes) e jogue a calda de frutas vermelhas (fria) por cima, e já com os copos e taças de vidro é só fazer uma camada de calda também por cima. E sirva à vontade!
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Receita de Panacota Fácil

Vamos te ensinar a fazer uma Panacota Fácil e simples de se preparar. Com apenas leite, baunilha, açúcar, gelatina incolor e nata; que pode ser substituída tranquilamente pelo creme de leite fresco 35%.

Com esses ingredientes você percebe que a receita vai de pura cremosidade, delicadeza e refrescância, já que essa iguaria da cozinha italiana utiliza tradicionalmente caldas de frutas vermelhas na sua composição, além de ser servida gelada.

A Chef Naoca não poderia deixar de trazer essa sugestão, porque com poucos ingredientes você consegue obter uma sobremesa deliciosa e com um toque de elegância, pois dependendo da forma como irá servir, fica ótimo em uma confraternização em família e amigos ou até mesmo em um evento mais sofisticado.

Quem já conhece essa sobremesa de panacota fácil , com certeza vai concordar comigo.

Porém, se você nem mesmo ouviu falar desta sobremesa, essa é uma grande oportunidade de descobrir um pouco mais sobre a culinária italiana ao trazê-la para sua cozinha e ter a chance de experimentar esse clássico da confeitaria.

Tempo total de preparo e cozimento

  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos

Rendimento da receita

Esta receita de Panacota rende 6 porções.

Informação nutricional

Os valores a seguir são para uma porção padrão de 125g da receita de Panacota:

  • Calorias: 56,90 kcal
  • Carboidratos: 10,00 g
  • Proteínas: 3,88 g
  • Gorduras totais: 0,25 g
  • Gorduras saturadas: 8g
  • Fibras: 0,42 g
  • Sódio: 49,10 mg

(Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO/UNICAMP)

Veja também essas sobremesas:


Origem da Receita da Panacota

É sempre bom sabermos pelo menos um pouquinho, se possível, sobre a origem de uma receita.Como falei anteriormente, a Panacota ou Panna Cotta em italiano quer dizer literalmente "nata cozida", é uma sobremesa que foi criada em Piemonte, que fica na região norte da Itália, e acabou se tornando típica de lá.

Tipos de Panacota

Te ensinamos a preparar a Panacota fácil com calda de frutas vermelhas pois é a receita clássica.Mas, por exemplo, poderia trocar facilmente por calda de morango que é mais acessível, e ainda assim continuaria maravilhoso ou até melhor.Essa sobremesa te dá uma imensa variedade de opções de preparo. Você pode fazer a Panacota de chocolate, coco, doce de leite, etc.Diversos outras tipos de caldas, por exemplo: maracujá, damasco, mamão e até mesmo com bebidas alcoólicas como rum e vinho. E isso só foi algumas sugestões, porque tem muito mais.Então aproveite que é uma receita bem versátil e prove cada uma delas ou, quem sabe, criar mais uma!

Assista essa receita em vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=0mydIcZ1z_M&pp=ygUIcGFuYWNvdGE%3D

Variações da receita

A Panacota é uma sobremesa italiana versátil que pode ser adaptada com várias combinações de sabores.Experimente adicionar especiarias como baunilha ou canela à mistura do leite.As coberturas também podem variar: frutas vermelhas, calda de chocolate, caramelo, ou até um coulis de manga para um toque tropical.

Dicas e observações de segurança

Durante o processo de preparação da Panacota, observe algumas medidas de segurança. Ao lidar com panelas quentes no fogão, use proteção para as mãos e mantenha-se atento para evitar queimaduras.Ao usar facas para cortar frutas ou outros ingredientes para a cobertura, faça isso com cuidado para evitar acidentes.Ao mexer a mistura de leite no fogão, evite que ela ferva demais e transborde, o que poderia causar queimaduras.E lembre-se, a geladeira será seu aliado para firmar a Panacota, então, deixe espaço suficiente para as formas de Panacota.

Dúvidas frequentes da receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a receita de Panacota. Vamos esclarecer as principais perguntas feitas no Google sobre essa delícia.

Posso usar outro tipo de leite na receita?

Sim, você pode usar leite de amêndoas ou de soja para uma versão sem lactose.

Posso substituir a gelatina?

Sim, pode-se utilizar agar-agar, uma alternativa vegetal à gelatina.

Posso fazer a receita sem açúcar?

Sim, substitua o açúcar por adoçantes naturais, como stévia ou xilitol.

Posso fazer sem frutas?

Sim, a Panacota pode ser servida pura ou com diferentes coberturas.

Como desenformar a Panacota?

Basta mergulhar a base da forma rapidamente em água quente e desenformar.

Curiosidades dessa receita

Acompanhe algumas curiosidades da receita de Panacota. São fatos interessantes que adicionam um toque de charme à sua preparação.

Origem da Panacota

A Panacota é uma sobremesa de origem italiana, mais especificamente da região do Piemonte.

Significado de Panacota

"Panacota" significa literalmente "creme cozido", uma descrição perfeita para essa sobremesa.

Popularidade da Panacota

A Panacota é conhecida e apreciada em todo o mundo, apesar de suas raízes italianas.


Gostou da receita? Então siga o Vó Naoca no Instagram, Facebook e YouTube! Te espero lá!

Informações nutricionais.

170,57 kcal Calorias
8,17g Proteínas
1 Fração
30,95g Carboidratos
A CADA 100g


* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.

** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.

(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.
Valéria Cristina
Valéria Cristina

Olá, sou a Valeria Cristina, idealizadora do blog de receitas Vó Naoca e como dá pra notar, neta orgulhosa de suas raízes. Hoje compartilho nesse projeto tudo aquilo que aprendi com a famosa Nair. Também faço questão de testar receitas da internet e compartilhar as melhores aqui no blog.




1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Votos: 25 | Nota: 5
0 Comentários
    Fez a receita? Deixe um comentário!

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.