Frigoríficos brasileiros suspendem fornecimento de carne bovina ao Carrefour
Indústrias tomam decisão após declaração do CEO global do grupo, que anunciou o fim da venda de carne do...
Por Valéria CristinaPublicado em 23/11/2024 às 20h59
Os frigoríficos brasileiros decidiram parar de fornecer carne bovina para o Carrefour no Brasil. A medida veio como resposta a uma declaração recente do CEO global da rede, Alexandre Bompard, que afirmou que as lojas da França não venderiam mais carne proveniente de países do Mercosul.
Entenda a polêmica sobre a carne do Mercosul
Embora o Carrefour na França já não comercializasse carne do Mercosul, a declaração foi feita como um gesto político para agradar aos produtores rurais franceses. Estes produtores se posicionam contra o acordo comercial Mercosul-União Europeia, que está prestes a ser concluído.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), o fornecimento de carne bovina às lojas do Carrefour no Brasil foi suspenso.
A decisão também afeta as redes Sam’s Club e Atacadão, que pertencem ao mesmo grupo. Atualmente, o Carrefour opera cerca de 1.180 lojas no país.
O Grupo Carrefour Brasil informou neste sábado (23) que, até o momento, não há registros de desabastecimento de carne bovina em suas lojas.
Entidades e indústrias reagem com repúdio
Na quinta-feira (21), seis entidades do setor agropecuário emitiram uma nota repudiando a posição do Carrefour.
No texto, as entidades afirmaram que, se o grupo considera o Mercosul inadequado para abastecer o mercado francês, então o mesmo princípio deveria se aplicar globalmente.
Em resposta às declarações, as indústrias de carne bovina decidiram colocar em prática a ameaça de interromper o fornecimento. A paralisação começou na sexta-feira (22) e deve se intensificar nos próximos dias.
O setor agora espera que o CEO global da rede se retrate publicamente, abrindo caminho para a retomada do abastecimento de carne às lojas do Carrefour no Brasil.
Fonte: Canal Rural