Chá de Alecrim
PUBLICIDADE

Chá de Alecrim

Chá de Alecrim: aprenda a fazer essa receita fácil e saudável. Descubra os benefícios, as contraindicações e as curiosidades dessa bebida milenar.

Por Stefhany Santos
Publicado em 21/9/2023 às 10h00
Chás: Chá de Alecrim

Chá de Alecrim

Receba Receitas no WhatsApp! Entre Agora
15min.
4
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (de sopa) de folhas de alecrim fresco ou seco
  • Mel ou limão a gosto (opcional)
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Modo de Preparo:

  1. Ferva a água em uma panela no fogo alto. Adicione as folhas de alecrim e deixe ferver por mais 10 minutos. Desligue o fogo e tampe a panela, deixando o chá em infusão por mais 5 minutos.
  2. Coe o chá e adoce com mel ou acrescente limão, se desejar. Sirva quente ou gelado.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Chá de Alecrim

O chá de alecrim é uma bebida que eu consumo há muito tempo, pois me traz muitos benefícios para a saúde. Ele é feito com as folhas de alecrim, uma erva aromática que também pode ser usada como tempero. O chá de alecrim tem um sabor levemente amargo e refrescante, que pode ser suavizado com mel ou limão.

Eu gosto de tomar o chá de alecrim pela manhã, para começar o dia com mais disposição e energia. Ele também é ótimo para tomar à tarde, quando sinto um pouco de cansaço mental ou dor de cabeça. O chá de alecrim é muito fácil de fazer, basta ferver água e adicionar as folhas da erva.

Se você quer saber mais sobre os benefícios do chá de alecrim, como fazer e as contraindicações, continue lendo este post. Eu vou te ensinar o passo a passo da receita e dar algumas dicas para aproveitar melhor essa bebida. Que tal experimentar o chá de alecrim hoje mesmo? Tenho certeza que você vai gostar!

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 5 minutos
  • Tempo de cozimento: 10 minutos
  • Tempo total: 15 minutos

Rendimento da Receita

  • Esta receita rende 4 xícaras de chá de alecrim.
  • Cada xícara tem cerca de 150 ml.

Informação Nutricional

  • Calorias: 2 kcal
  • Carboidratos: 0,4 g
  • Proteínas: 0,1 g
  • Gorduras: 0 g
  • Fibras: 0,2 g
  • Cálcio: 16 mg
  • Ferro: 0,4 mg
  • Magnésio: 4 mg
  • Potássio: 21 mg
  • Vitamina A: 58 IU
  • Vitamina C: 1 mg
  • Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)


Variações da Receita

Canal: @saudedamente1548Você pode adicionar outras ervas ao chá de alecrim, como hortelã, camomila, lavanda ou capim-limão, para obter diferentes sabores e benefícios.Você também pode usar o chá de alecrim para fazer sucos, chás gelados ou drinks, misturando com frutas, água de coco ou bebidas alcoólicas.

Dicas e Observações de Segurança

O chá de alecrim deve ser consumido com moderação, pois em excesso pode causar irritação no estômago, náuseas, vômitos e convulsões.O chá de alecrim é contraindicado para gestantes, lactantes, crianças menores de 12 anos e pessoas com hipertensão, epilepsia, úlcera gástrica ou doenças hepáticas.O chá de alecrim pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes, diuréticos, lítio e medicamentos para regular a pressão arterial. Por isso, consulte o seu médico antes de tomar o chá se você usa algum desses remédios.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, por isso separamos as principais perguntas e respostas que podem te ajudar a preparar e aproveitar o chá de alecrim.

Quais são os benefícios do chá de alecrim?

O chá de alecrim ajuda a melhorar a digestão, aliviar a dor de cabeça, eliminar a retenção de líquidos e combater o cansaço frequente. Além disso, também protege a saúde do fígado, melhora a circulação e favorece o crescimento do cabelo.

Como fazer chá de alecrim?

Para fazer o chá de alecrim, basta ferver um litro de água e adicionar duas colheres de sopa de folhas de alecrim fresco ou seco. Deixe ferver por mais 10 minutos, desligue o fogo e tampe a panela. Coe o chá e adoce com mel ou limão, se desejar.

Quem não pode tomar chá de alecrim?

O chá de alecrim é contraindicado para gestantes, lactantes, crianças menores de 12 anos e pessoas com hipertensão, epilepsia, úlcera gástrica ou doenças hepáticas. O chá de alecrim também pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes, diuréticos, lítio e medicamentos para regular a pressão arterial.

Quais são as consequências do chá de alecrim?

O chá de alecrim deve ser consumido com moderação, pois em excesso pode causar irritação no estômago, náuseas, vômitos e convulsões. Além disso, ainda está relacionado com a inibição da produção de leite materno. Homens que possuem complicações na próstata e pessoas com gastroenterite também não devem ingerir o chá de alecrim excessivamente.

Quem está amamentando pode tomar chá de alecrim?

Não, o chá de alecrim é contraindicado para mulheres que estão amamentando. Isso porque algumas substâncias presentes no alecrim podem passar para a criança por meio do leite materno.

Curiosidades Dessa Receita

Neste tópico, vamos compartilhar algumas curiosidades sobre essa receita que podem te surpreender e te inspirar a experimentar o chá de alecrim.

O nome científico do alecrim

Você sabia que o nome científico do alecrim é Rosmarinus officinalis? Esse nome vem do latim e significa “orvalho do mar”. Isso se deve ao fato de que o alecrim cresce naturalmente em regiões litorâneas, onde recebe a umidade do mar.

O simbolismo do alecrim

O alecrim é uma planta que possui vários significados simbólicos em diferentes culturas. Por exemplo, na Grécia Antiga, o alecrim era associado à memória e à sabedoria, sendo usado pelos estudantes para melhorar o desempenho nos exames. Na Idade Média, o alecrim era considerado uma erva mágica capaz de afastar maus espíritos e proteger contra doenças. Na tradição cristã, o alecrim era visto como um símbolo da Virgem Maria, que teria pendurado suas roupas sobre um arbusto de alecrim para secar.

As variações do chá de alecrim

O chá de alecrim pode ser preparado de diferentes formas, dependendo do seu gosto e da sua intenção. Por exemplo, você pode adicionar outras ervas ao chá de alecrim, como hortelã, camomila, lavanda ou capim-limão, para obter diferentes sabores e benefícios. Você também pode usar o chá de alecrim para fazer sucos, chás gelados ou drinks, misturando com frutas, água de coco ou bebidas alcoólicas.


Gostou da receita? Então siga o Vó Naoca no Instagram, Facebook e YouTube! Te espero lá!

Informações nutricionais.

2 kcal Calorias
0,1g Proteínas
1 Fração
0,4g Carboidratos
A CADA 150ml


* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.

** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.

(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.
Stefhany Santos
Stefhany Santos

Sou irmã e parceira de longa data da Valeria Cristina no universo das receitas. Cozinhamos juntas todo dia. Tenho foco em descobrir e testar novas receitas para compartilhá-las aqui no Vó Naoca.




1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Votos: 3 | Nota: 5
0 Comentários
    Fez a receita? Deixe um comentário!

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.