Geleia de Pé de Galinha
PUBLICIDADE

Geleia de Pé de Galinha

Geleia de pé de galinha contém colágeno e é uma delícia que você pode fazer em casa com poucos ingredientes.

Por Valéria Cristina
Publicado em 25/9/2023 às 20h25
Especiais: Geleia de Pé de Galinha

Geleia de Pé de Galinha

Receba Receitas no WhatsApp! Entre Agora
120min.
8
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ingredientes:

  • 1 kg de pés de frango limpos
  • 2 litros de água
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 folhas de louro
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 envelopes de gelatina sem sabor incolor (24 gramas)
  • 1/4 de xícara de água fria
  • Salsinha picada a gosto
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela grande, coloque os pés de frango, a água, a cebola, o alho, o louro, o sal e a pimenta-do-reino. Leve ao fogo alto e deixe ferver. Depois, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 1 hora e 30 minutos, ou até que os pés estejam bem macios.
  2. Escorra os pés de frango e reserve o caldo do cozimento. Deixe esfriar um pouco.
  3. Com uma faca afiada, corte os pés de frango ao meio e retire os ossos com cuidado. Você pode usar uma pinça para facilitar. Descarte os ossos e reserve a carne dos pés.
  4. Em uma tigela pequena, coloque a gelatina sem sabor e a água fria. Misture bem e deixe hidratar por alguns minutos.
  5. Em uma panela pequena, leve ao fogo baixo o caldo do cozimento dos pés, coado, até ferver. Desligue o fogo e adicione a gelatina hidratada. Misture bem até dissolver completamente.
  6. Em uma forma grande ou em forminhas individuais, untadas com óleo, distribua a carne dos pés de frango. Salpique a salsinha picada por cima.
  7. Despeje o caldo com a gelatina por cima, cobrindo toda a carne. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até que esteja firme.
  8. Desenforme a geleia e sirva gelada ou em temperatura ambiente, acompanhada de torradas ou pães.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Geleia de Pé de Galinha Tem Colágeno

Você já experimentou geleia de pé de galinha? Essa é uma receita que eu faço há muito tempo e que sempre faz sucesso em casa. Minhas tias adoram.

É uma forma diferente e saborosa de aproveitar uma parte do frango que muitas vezes é descartada. Feita com pés de frango cozidos em água e temperos, depois desossados e misturados com gelatina sem sabor.

A gelatina ajuda a dar consistência e firmeza à geleia, que fica com uma textura macia e suculenta.

Essa receita é ótima para servir como entrada ou petisco, acompanhada de torradas ou pães. Você pode fazer a geleia em uma forma grande ou em forminhas individuais, para facilitar na hora de servir.

A geleia de pé de galinha é uma receita simples, mas que requer um pouco de paciência para desossar os pés de frango. Eu aprendi a fazer essa receita com uma amiga que me ensinou o truque para tirar os ossinhos com facilidade.

Que tal fazer essa receita junto comigo? Eu vou te mostrar o passo a passo e os ingredientes que você vai precisar. Tenho certeza que você vai se surpreender com o resultado!

Tempo total da Receita

  • Tempo de preparo: 30 minutos
  • Tempo de cozimento: 1 hora e 30 minutos
  • Tempo de espera: 4 horas na geladeira

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende 8 porções de aproximadamente 100 gramas cada.

Informação Nutricional

Cada porção de 100 gramas de geleia de pé de galinha contém as seguintes informações nutricionais:

  • Calorias: 215 kcal
  • Gorduras: 14,6 g
  • Gorduras saturadas: 4,3 g
  • Gorduras monoinsaturadas: 6,1 g
  • Gorduras poliinsaturadas: 4,5 g
  • Colesterol: 84 mg
  • Carboidratos: 0,2 g
  • Proteínas: 19,4 g
  • Sódio: 67 mg
  • Cálcio: 88 mg
  • Ferro: 0,9 mg
  • Magnésio: 5 mg
  • Fósforo: 83 mg
  • Potássio: 31 mg


Receita em Vídeo

Para quem gosta de receita em vídeo, indiquei um do canal do YouTube que explica mais detalhes sobre o assunto: @NutricionistaPatriciaLeite

Variações da Receita

Você pode variar a receita de geleia de pé de galinha usando outros ingredientes para dar mais sabor e cor. Veja algumas ideias: Adicione cenoura, salsão e alho-poró ao caldo do cozimento dos pés para dar mais aroma e nutrientes. Substitua a gelatina sem sabor por gelatina de limão ou abacaxi para dar um toque cítrico e refrescante à geleia. Acrescente pimenta dedo-de-moça picada à geleia para dar um toque picante e contrastar com o sabor suave da carne. Decore a geleia com folhas de hortelã ou manjericão para dar um toque verde e aromático.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais. Veja as respostas abaixo:

Como tirar o cheiro forte dos pés de galinha?

Lave bem os pés de galinha e deixe de molho em água com vinagre ou limão por 10 minutos.

Como desossar os pés de galinha com facilidade?

Corte os pés de galinha ao meio com uma faca afiada e use uma pinça para retirar os ossos com cuidado.

Como desenformar a geleia sem quebrar?

Unte a forma ou as forminhas com óleo antes de colocar a geleia. Depois que estiver firme, passe uma faca nas bordas e vire sobre um prato.

Como conservar a geleia de pé de galinha?

Guarde a geleia na geladeira por até 5 dias ou no freezer por até 3 meses. Descongele na geladeira antes de consumir.

Como servir a geleia de pé de galinha?

Sirva a geleia gelada ou em temperatura ambiente, acompanhada de torradas, pães, biscoitos ou saladas.

Curiosidades Dessa Receita

Você sabia que a geleia de pé de galinha é uma receita muito antiga e que tem vários benefícios para a saúde? Neste subtítulo, vamos conhecer algumas curiosidades sobre essa receita que pode surpreender você. Confira!

Origem da receita

A geleia de pé de galinha é uma receita que tem origem na culinária judaica, mais especificamente na cozinha asquenaze, que é a dos judeus originários da Europa Central e Oriental. Essa receita era chamada de p’tcha ou galarita e era feita com pés e cabeças de frango ou de boi. Era considerada uma iguaria e servida em ocasiões especiais, como o Shabat ou o Ano Novo Judaico.

Benefícios do colágeno

O colágeno é uma proteína que dá sustentação e elasticidade à pele, aos ossos, às cartilagens, aos tendões e aos ligamentos. O consumo de colágeno ajuda a prevenir e tratar problemas como rugas, flacidez, osteoporose, artrite e artrose. Os pés de galinha são uma fonte natural e barata de colágeno, pois contêm quatro vezes mais dessa proteína do que os produtos comerciais.

Variações da receita

A geleia de pé de galinha pode ser feita com diferentes ingredientes e temperos, de acordo com o gosto e a criatividade de cada um. Algumas variações da receita são: adicionar cenoura, salsão e alho-poró ao caldo do cozimento dos pés; substituir a gelatina sem sabor por gelatina de limão ou abacaxi; acrescentar pimenta dedo-de-moça picada à geleia; decorar a geleia com folhas de hortelã ou manjericão.   Pronto! Agora você já sabe como fazer geleia de pé de galinha, uma receita diferente e deliciosa. Espero que você tenha gostado e que experimente em casa. Se você fizer, me conte o que achou nos comentários. Até a próxima!


Gostou da receita? Então siga o Vó Naoca no Instagram, Facebook e YouTube! Te espero lá!

Informações nutricionais.

215kcal Calorias
19g Proteínas
1 Fração
Carboidratos
A CADA 100g


* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.

** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.

(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.
Valéria Cristina
Valéria Cristina

Olá, sou a Valeria Cristina, idealizadora do blog de receitas Vó Naoca e como dá pra notar, neta orgulhosa de suas raízes. Hoje compartilho nesse projeto tudo aquilo que aprendi com a famosa Nair. Também faço questão de testar receitas da internet e compartilhar as melhores aqui no blog.




1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Votos: 3 | Nota: 5
0 Comentários
Fez a receita? Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.