X-Gaúcho
O X-gaúcho é um sanduíche muito tradicional do estado do Rio Grande do Sul, como o próprio nome indica. E é muito gostoso, acompanhe a receita.
Por Valéria CristinaPublicado em 7/4/2022 às 00h22
Ingredientes:
- 1 pão de xis (ou pão de hambúrguer)
- Maionese de sua preferencia
- 1-2 colheres (sopa) de milho enlatado ou congelado
- 1-2 colheres (sopa) de ervilha enlatada ou congelada
- 100-120g de carne bovina cortada em tiras
- 1 ovo
- 1-2 fatias de queijo
- Alface
- 3-4 fatias de tomate
Modo de Preparo:
- De fato, fazer esse X é realmente muito fácil. Tudo o que você precisa fazer é fritar a carne em óleo, dentro de uma frigideira.
- Depois disso, frite o ovo. Agora, abra o pão e espalhe a maionese. Em seguida, coloque todos os ingredientes dentro.
- Para finalizar, coloque o pão na frigideira e pressione bem para ficar prensado. Pronto! Você já pode aproveitar!
- Fica muito bom usando uma maionese temperada.
Receita de X-Gaúcho
O X-gaúcho é um sanduíche muito tradicional do estado do Rio Grande do Sul, como o próprio nome indica.
De fato, ir até a região e não provar um é como não ter ido até o local.
Além de super tradicional, também é delicioso. E sabe qual a melhor parte? Você pode fazer em sua casa!
Por isso hoje, a Chef Naoca irá ensinar você a fazer um delicioso X-gaúcho. Quer saber mais? Continue lendo!
Veja também: Receita de Torta de Pão de Forma Simples
Para preparar a receita de X-gaúcho, você vai precisar de:
O alface usado nessa receita é muito interessante para o corpo. Aqui estão seus principais benefícios:
Aumenta a saciedade e para a fome
Se beber água é importante para manter o corpo hidratado, comer alimentos ricos em água, como alface, também pode ajudar. É precisamente o seu alto teor de água que o torna um alimento saciante e que pode ajudar a conter a fome.
Gorduras saudáveis
Embora seja muito pobre em gordura, a alface contém ácidos graxos poli-insaturados que são importantes para a saúde.
Na verdade, tem uma proporção de 2/1 de ômega 3 e ômega 6, o que ajuda a equilibrar esses dois ômegas no corpo, essenciais para uma boa saúde cardiovascular.
Poucas calorias e baixa carga glicêmica
A alface fornece carboidratos com menor digestibilidade e, por sua vez, menor teor calórico. Além disso, tem um índice glicêmico médio de 15, por isso é excelente para controlar o peso e regular os níveis de açúcar no sangue.
Muita fibra dietética
Os benefícios para a saúde relatados após o aumento da ingestão de fibras alimentares incluem perda de peso, devido ao seu baixo teor calórico, risco reduzido de doenças cardiovasculares e redução da pressão arterial.
Com 100 gramas de alface fresca, até 10% da ingestão diária recomendada de fibras para adultos é consumida.
Baixo teor de proteínas
Como a maioria dos vegetais, a alface não é uma rica fonte de proteína, mas mesmo que seja pequena, 20% de suas calorias são compostas de proteína.
Ótima fonte de potássio
Alface folhosa verde e vermelha são uma boa fonte vegetal de potássio, comparável ao conteúdo deste mineral que o espinafre tem. O potássio mantém o sistema cardiovascular saudável, ajudando a baixar a pressão arterial e prevenir doenças coronarianas.
Alto teor de cálcio
O cálcio é necessário para a construção e manutenção dos ossos, função muscular e coagulação sanguínea.
Em comparação com o espinafre, o cálcio da alface teria uma biodisponibilidade potencialmente maior devido à ausência de oxalato. Outros minerais presentes na alface são magnésio, zinco e ferro.
Ácido fólico
É uma fonte rica em ácido fólico (vitamina B9) e, dependendo do tipo de alface, pode fornecer até 18% da dose diária recomendada de folatos.
Vitamina C
Embora seu teor de vitamina C seja menor do que em outros vegetais folhosos, como espinafre, a alface fornece altos níveis de vitamina C, cumprindo 22% da dose diária recomendada.
A vitamina C mantém o sistema imunológico saudável e é um poderoso antioxidante que nos protegerá de danos oxidativos às nossas células. A variedade com o maior teor de vitamina C é a alface romana.
Antioxidantes
Também é uma boa fonte de outros compostos bioativos benéficos para a saúde, como carotenóides, flavonóides e compostos fenólicos.
Além de todos esses benefícios, alguns dos estudos in vitro e in vivo que analisaram as propriedades benéficas da alface mostraram que ela possui atividades anti-inflamatórias, redutoras de colesterol e antidiabéticas atribuídas aos seus compostos bioativos.
Gostou de saber mais sobre como fazer X-gaucho? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.
** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.
(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.