Saiba tudo sobre as receitas que estão fazendo sucesso na novela de Pantanal
A gastronomia do Pantanal Sul-mato-grossense está cada vez mais conquistando os corações dos brasileiros, principalmente com a chegada do...
Por Valéria CristinaPublicado em 7/7/2022 às 21h10
A gastronomia do Pantanal Sul-mato-grossense está cada vez mais conquistando os corações dos brasileiros, principalmente com a chegada do remake da novela Pantanal. Sendo assim, a Chef Naoca trouxe duas receitas típicas da região do Pantanal e que foram utilizadas em cenas da novela, que é o famoso Arroz Carreteiro e a Sopa Paraguaia.
O Arroz Carreteiro, é um prato bem conhecido em nosso território nacional, espalhou-se em cada região do país, recebendo diversas modificações e adições provenientes dos locais onde a iguaria é feita.
E no Mato Grosso do Sul não poderia ser diferente, os pantaneiros usam a carne de sol ou carne seca enquanto algumas regiões fazem com carne de churrasco.
E uma curiosidade muito interessante é que o arroz carreteiro; ou para eles “quebra-torto”; que é uma expressão que significa primeira refeição do dia – sim, é isso mesmo que você entendeu: faz parte do café da manhã de muitos deles, já que precisam de bastante energia para trabalhar logo de manhã bem cedo.
Então, venha aprender como se prepara o verdadeiro arroz carreteiro do Pantanal, é uma receita simples, mas muito saborosa para se fazer em um almoço!
ARROZ CARRETEIRO
PREPARO: 30-40 minutos
RENDIMENTO: 10 porções
INGREDIENTES PARA FAZER O ARROZ CARRETEIRO DO PANTANAL
- 1,5 kg de carne de sol ou carne seca cortada em tirinhas
- 1 kg de arroz branco lavado e escorrido
- Água suficiente para cobrir o arroz
- Meia xícara de óleo
- 2 cebolas médias picadas
- 6 a 8 dentes de alho amassados
- Sal, salsa e cebolinha a gosto
MODO DE PREPARO DO ARROZ CARRETEIRO DO PANTANAL
- Escalde a carne de sol ou carne seca para tirar o excesso de sal.
- Corte em tiras a carne.
- Coloque a carne para fritar numa panela com óleo, pingando o suco de laranja e mexendo sempre.
- Conforme a carne for dourando, vá acrescentando, aos poucos, o alho. Se ver que está grudando na panela coloque um pouco água.
- Quando a carne estiver bem douradinha, acrescente o restante do alho, a cebola e o arroz cru. E continue mexendo bem.
- Cubra com água e acrescente sal.
- Deixe ferver até que o arroz esteja cozido e a panela esteja seca.
- Decore com o cheiro-verde picado.
- E está pronto! Pode servir imediatamente.
Outra receita que vem chamando a atenção do público que surgiu em cenas de café da manhã de Pantanal, com aquela mesa farta bem característica das novelas, foi a sopa paraguaia, que de sopa não tem nada. Ela é simplesmente um delicioso bolo de milho salgado. De origem paraguaia, nossos vizinhos imigrantes trouxeram para o Brasil. E, como o Mato Grosso do Sul faz divisa com o Paraguai, foram os primeiros a saborear essa receita, tornando-se típica na região pantaneira.
SOPA PARAGUAIA
PREPARO: 40-50 minutos
RENDIMENTO: 15 porções
INGREDIENTES PARA FAZER A SOPA PARAGUAIA
- 600g de flocão de milho ou fubá de milho
- 9 ovos
- Sal a gosto
- 640ml de leite integral
- 360ml de óleo de soja
- 60g de fermento em pó
- 400g de cebola picada
- 450g de queijo mussarela ralado
MODO DE PREPARO DA SOPA PARAGUAIA
- Pique as cebolas e leve ao fogo médio-baixo com um fio de óleo. Refogue por uns 5 minutos, sem deixar dourar, somente até ficarem macias.
- Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, menos a cebola, queijo e o fermento.
- Após a mistura ficar totalmente homogênea, coloque o fermento e a cebola e mexa com uma colher.
- Em uma assadeira previamente untada com margarina e fubá ou farinha de trigo, se preferir, faça camadas de queijo mussarela e a mistura da torta. Asse em forno a 180° por 40-50 minutos. Fique atento à consistência e à crosta gratinada na receita para ter certeza de que está no ponto.
Dica: Para saber se a sopa paraguaia está pronta, pique-a com um garfo ou faca: ela deverá estar cremosa, numa consistência semelhante a pudim.
Por fim, retire do forno e deixe esfriar um pouco, mas apenas o suficiente para não perder a textura macia. E logo após, já pode comer no seu café da manhã ou lanche da tarde!
Gostou de saber mais sobre as receitas da novela pantanal? Então não deixe de acompanhar as demais receitas do blog Naoca, tenho muitas outras novidades para você!