Polenta Mole
Naoca trouxe a receita de polenta mole. Além de ter um modo de preparo bem prático o sabor é completamente maravilhoso. Acompanhe.
Por Valéria CristinaPublicado em 26/3/2022 às 22h26
Ingredientes:
- (POLENTA)
- 1 xícara de polenta instantânea
- 1 caldo de carne
- 2 colheres de sopa de queijo ralado
- 1⁄2 colher de chá de pimenta preta
- 300 gramas de queijo cremoso
- 1⁄2 colher de sopa de salsa.
- (MOLHO)
- 300g de carne moída
- 2 tomates picados
- Temperos a gosto
- Sal a gosto
Modo de Preparo:
- Colocando 3 xícaras de água em uma panela e deixe ferver. Depois adicione um caldo de carne.
- Quando dissolver, adicione a polenta e mexa constantemente enquanto cozinha por 1 minuto em fogo médio.
- Adicione queijo ralado e tempere com pimenta do reino moída na hora. Em uma assadeira previamente untada, coloque a polenta e depois o molho pronto.
- Incorpore o queijo cremoso em pedaços pequenos e salsa. Coloque tudo em um forno forte por 10 minutos até que o queijo derreta.
- Retire do forno e sirva o mais rápido possível. E é isso aí, uma deliciosa porção de polenta pronta para desfrutar.
- Para fazer o molho, pique 1 cebola e 1 pimenta. Refogue isso em uma frigideira em fogo médio com um pouco de óleo por cerca de 5 minutos.
- Adicione 300 gramas de carne moída e cozinhe por 10 minutos, a carne tem que mudar de cor.
- Adicione dois tomates picados e tempere com sal e um pouco de tempero de sua preferencia. Cozinhe em fogo baixo por mais 15 minutos.
- Finalmente, incorpore por cima da polenta. Para quem preferir a polenta com molho, desse jeito fica pronto. Só servir.
Receita de Polenta Mole
A polenta mole é um prato à base de milho típico das regiões do norte da Itália (especialmente nas áreas dos Alpes) e geralmente é consumido no inverno, embora nada nos impeça de prepará-lo durante todo o ano!
A origem desta preparação é muito antiga, algo semelhante costumava ser preparado antes da época romana, mas outros cereais eram usados, como trigo, painço ou centeio.
Além disso, o milho possui muitos benefícios interessantes para a saúde.
De fato, uma das descobertas mais importantes das civilizações antigas é a possibilidade de usar o milho como alimento básico para a dieta regular.
Por isso hoje, a Chef Naoca irá ensinar você a fazer uma deliciosa polenta mole. Quer saber mais? Continue lendo!
Veja também: Fricassê de Frango Simples
Para preparar a receita de polenta mole, você vai precisar de:
O milho é um alimento muito completo que contém principalmente vitaminas A, B e E, bem como inúmeros minerais, que favorecem o metabolismo no corpo.É por isso que é benéfico para combater várias doenças, como diabetes ou problemas de hipertensão.
Cuida do nosso cérebro
O milho é uma fonte de vitaminas do complexo B. Esse tipo de nutriente tem o benefício de melhorar várias funções cerebrais.Por exemplo, a vitamina B1, além de participar da obtenção de energia, está associada a um melhor funcionamento da memória, concentração e bom humor, e é muito adequada para momentos em que grandes esforços intelectuais são feitos.Por outro lado, o inositol, uma forma de vitamina B3, é muito útil em períodos de estresse, pois favorece o bom funcionamento das glândulas suprarrenais, facilitando também o sono.Previne doenças cardiovasculares
O milho também possui ácido fólico, que desempenha um papel fundamental na formação de glóbulos vermelhos e previne doenças cardíacas, entre outros.Por outro lado, a fibra também regula os níveis de glicose e colesterol, ambos diretamente relacionados à saúde do coração.É ideal para perda de peso
Graças ao fato de ser rico em carboidratos, o milho não deve faltar nas dietas dos pequenos da casa ou dos atletas.Da mesma forma, o milho tem a capacidade de acalmar o apetite, o que poderia torná-lo um ótimo companheiro durante dietas de perda de peso.É aliado de celíacos e intolerantes ao glúten
O milho é o substituto por excelência do trigo e é especialmente valorizado em dietas para celíacos ou intolerantes ao glúten. Na verdade, massas, pães, biscoitos e qualquer outra preparação podem ser preparados com farinha de milho.É muito rico em fibra
Como todos os cereais, o milho também tem uma grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis. Portanto, seu consumo é recomendado quando estamos diante de um processo de constipação e para dietas que visam reduzir o nível de colesterol e triglicérides no sangue.Você certamente vai comer mais milho a partir de agora, não é mesmo?Gostou de saber mais sobre como fazer polenta mole? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.
** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.
(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.