Creme de Milho

Creme de Milho

Creme de Milho é uma receita fácil e deliciosa para o almoço. Aprenda como fazer esse prato com dicas, dúvidas frequentes e curiosidades. Confira!

Por Stefhany Santos
Publicado em 10/9/2023 às 15h51
Molhos: Creme de Milho

Creme de Milho

Receba Receitas no WhatsApp! Entre Agora
25min.
4
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ingredientes:

  • 1 lata de milho verde escorrido (200 g)
  • 2 xícaras de leite (480 ml)
  • 2 colheres de sopa de manteiga (30 g)
  • 1 cebola picada (100 g)
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • 1 caixinha de creme de leite (200 g)
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo (20 g)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Cheiro-verde picado a gosto
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Modo de Preparo:

  1. No liquidificador, bata o milho com metade do leite até obter um creme homogêneo. Reserve.
  2. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio e refogue a cebola até ficar macia. Junte o caldo de legumes e mexa até dissolver.
  3. Em uma tigela, dissolva a farinha no restante do leite e adicione à panela, mexendo bem para não empelotar.
  4. Acrescente o creme de milho batido e cozinhe, sem parar de mexer, até engrossar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  5. Desligue o fogo e misture o creme de leite. Salpique o cheiro-verde picado e sirva em seguida ou mantenha aquecido em banho-maria.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Receita de Creme de Milho

Creme de milho é uma das minhas receitas favoritas, pois é fácil de fazer e combina com vários pratos. Para prepará-lo, você vai precisar de milho, leite, manteiga, cebola, caldo de legumes, creme de leite e farinha de trigo. O resultado é um creme cremoso, saboroso e nutritivo, que pode ser servido como acompanhamento de carnes, aves ou peixes.

Eu aprendi essa receita com a minha mãe, que sempre fazia creme de milho nas ocasiões especiais, como aniversários e festas juninas. Ela me ensinou o segredo para deixar o creme bem amarelinho e com alguns grãos inteiros de milho. Eu também gosto de acrescentar um pouco de cheiro-verde para dar um toque de cor e frescor ao creme.

Se você quer aprender como fazer creme de milho, continue lendo este post. Eu vou te mostrar o passo a passo dessa receita de creme de milho de lata simples e deliciosa. Você vai ver como é fácil e rápido fazer esse creme que vai deixar a sua refeição mais gostosa. Vamos começar?

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos
  • Tempo total: 25 minutos

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende 4 porções generosas de creme de milho.
  • Cada porção tem cerca de 200 gramas.

Informação Nutricional

  • Calorias: 356 kcal
  • Carboidratos: 20,9 g
  • Proteínas: 4,8 g
  • Gorduras: 28,1 g
  • Colesterol: 12 mg
  • Sódio: 638 mg
  • Fibras: 0,3 g


Variações da Receita

Canal: @tatapereiraVocê pode variar a receita de creme de milho usando outros ingredientes, como:Queijo: adicione queijo ralado ou em cubos ao creme para dar mais sabor e consistência. Você pode usar queijo muçarela, parmesão, prato ou minas.Frango: desfie um peito de frango cozido e tempere com sal, pimenta, alho e orégano. Misture ao creme de milho antes de servir ou monte em um refratário, alternando camadas de frango e creme. Leve ao forno para gratinar.Bacon: frite bacon picado em uma frigideira até ficar crocante e escorra o excesso de gordura. Polvilhe sobre o creme de milho na hora de servir ou misture ao creme para dar mais sabor e textura.Palmito: pique palmito em rodelas ou cubos e adicione ao creme de milho. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Você também pode usar aspargos ou ervilhas.

Dicas e Observações de Segurança

Algumas dicas e observações de segurança para fazer o creme de milho são:Use sempre panelas e utensílios limpos e higienizados para evitar contaminação.Cuidado ao manusear o liquidificador, a panela e o fogo para evitar queimaduras ou acidentes.Não deixe o creme ferver demais para não talhar ou perder a cremosidade.Se o creme ficar muito grosso, adicione mais leite aos poucos até obter a consistência desejada.Se o creme ficar muito ralo, dissolva mais farinha em um pouco de leite e adicione à panela, mexendo bem.Consuma o creme de milho em até 3 dias, mantendo-o refrigerado em um recipiente fechado.Não consuma o creme de milho se apresentar alteração na cor, no cheiro ou no sabor.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Veja abaixo as perguntas e respostas mais comuns sobre o macarrão à bolonhesa.

Como fazer macarrão à bolonhesa simples?

Cozinhe o macarrão em água e sal, escorra e reserve. Refogue a carne moída com cebola, alho e temperos. Adicione o molho de tomate e deixe ferver. Misture o macarrão com o molho e sirva.

Como engrossar o molho à bolonhesa?

Você pode usar farinha de trigo ou amido de milho dissolvidos em um pouco de água ou leite. Adicione essa mistura ao molho e mexa bem até engrossar.

Como fazer macarrão à bolonhesa com queijo?

Você pode adicionar queijo ralado ou em cubos ao molho, como muçarela, parmesão, prato ou minas. Ou você pode montar uma travessa com camadas de macarrão, molho e queijo e levar ao forno para gratinar.

Como congelar macarrão à bolonhesa?

Deixe o macarrão esfriar completamente e coloque em um recipiente com tampa. Leve ao freezer por até 3 meses. Para descongelar, aqueça no micro-ondas ou no fogão.

Como fazer macarrão à bolonhesa vegano?

Substitua a carne moída por proteína de soja texturizada hidratada e temperada. Substitua o leite e o queijo por produtos vegetais, como leite de soja ou de amêndoas e queijo vegano.

Curiosidades Dessa Receita

Acompanhe algumas curiosidades sobre essa receita que é tão popular e saborosa.

Origem do molho à bolonhesa

O molho à bolonhesa é originário da cidade de Bolonha, na Itália. Lá ele é chamado de ragù alla bolognese e é feito com carne bovina moída ou picada, bacon, cebola, cenoura, salsão, vinho tinto, leite, caldo de carne e extrato de tomate.

Acompanhamento do molho à bolonhesa

Na Itália, o molho à bolonhesa é tradicionalmente servido com massas frescas, como tagliatelle, pappardelle ou lasanha. O espaguete não é muito usado, pois não absorve bem o molho. No Brasil, o macarrão à bolonhesa é um prato comum e pode ser acompanhado de salada verde e queijo ralado.

Benefícios do milho

O milho é um dos ingredientes do molho à bolonhesa e traz vários benefícios para a saúde. Ele é rico em fibras, que ajudam na digestão e no controle do colesterol. Ele também contém antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. Além disso, ele tem vitamina A, que melhora a visão e a imunidade.


Gostou da receita? Então siga o Vó Naoca no Instagram, Facebook e YouTube! Te espero lá!

Informações nutricionais.

356Kcal Calorias
4,8g Proteínas
1 Fração
20,9g Carboidratos
A CADA 200g


* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.

** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.

(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.
Stefhany Santos
Stefhany Santos

Sou irmã e parceira de longa data da Valeria Cristina no universo das receitas. Cozinhamos juntas todo dia. Tenho foco em descobrir e testar novas receitas para compartilhá-las aqui no Vó Naoca.




1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Votos: 3 | Nota: 5
0 Comentários
    Fez a receita? Deixe um comentário!

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.