2 Receitas de Molho Para Peru
Venha aprender 2 receitas de molho para peru, escolha o seu e arrase na sua ceia de natal.
Por Valéria CristinaPublicado em 20/11/2022 às 01h30
Ingredientes:
- 1 peru grande
- 4 dentes de alho
- 1 cebola
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Ervas a gosto
- 1 colher de manteiga
- Azeite a vontade
- Suco de 1 limão grande
Modo de Preparo:
- Eu costumo lavar o peru com limão, não gosto do tempero que vem nele. Coloque ele em uma tigela grande para temperar.
- Antes de temperar faça leves furos com uma faca fina por todo o peru. Coloque o alho amassado, cebola ralada, ervas, sal e pimenta do reino a gosto, coloque o limão a manteiga e o azeite.
- O ideal é você deixar temperar esse peru na véspera de assá-lo, tempere e coloque na assadeira, cubra para marinar de um dia para o outro.
- Leve para assar em forno já preaquecido em190° por 1 hora e 30 minutos, abra o forno e molhe o peru com o caldo que vai soltar dele. Deixe assar por mais 1 hora e finalmente coloque o molho de sua preferencia por cima do peru e deixe assar por mais 30 minutos.
- Retire o peru do forno, transfira para a travessa de servir, regue com molho por cima e decore como batata palha ao redor e sirva na sua ceia do natal. Ou pode usar o molho só na hora de servir, você escolhe.
Sem dúvida, o peru é um prato típico do Natal. De fato, às vezes passamos o ano todo sem comê-lo, mas no Natal, fazemos questão de o ter na mesa. Portanto, nem sempre sabemos como preparar um molho para peru.
Felizmente, seus problemas acabaram.
Ao longo desse artigo, você poderá conhecer 2 fantásticas receitas de molho para peru para você fazer para a sua família. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
2 Receitas de molho para peru, escolha o seu e arrase na sua ceia de natal
1) Molho de ervas finas
Ingredientes:
- 4 colheres de manteiga
- 4 colheres de farinha de trigo
- 4 xícaras do líquido em que foi cozido o peru
- 2 ramos de alecrim
- 2 ramos de tomilho
- 1 ramo de sálvia
Como fazer?
Em panela funda, em fogo médio, derreta a manteiga.
Adicione a farinha e cozinhe mexendo constantemente por 2 minutos.
Incorpore os sucos de cozimento do peru ( basta retirar o caldo que soltar do peru depois de 1 hora assando ), incorpore as ervas também. Cozinhe, mexendo constantemente até que a mistura comece a ferver e engrossar, cerca de 3-4 minutos.
Descarte as ervas. Está pronto para jogar por cima do peru e deixar ele assando nos seus últimos 20 minutos de forno!
2) Molho Tradicional
Ingredientes:
- 30 gramas de manteiga
- 30 gramas de farinha de trigo
- 300 ml de caldo de carne, concentrado
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta
Como fazer?
Derreta a manteiga em uma panela com fogo médio. Adicione lentamente a farinha, sem deixar de mexer para que ela não queime e não se formem grumos. Deixe cozinhar por alguns minutos.
Depois de ter uma massa, adicione o caldo de carne. Cuidando de incorporá-lo lentamente enquanto continua a mexer na preparação.
Tempere com sal e pimenta. Misture e coloque por cima do seu peru e deixar ele assando nos seus últimos 20 minutos de forno!
Como usar o molho para o peru
Você pode usar o molho para peru, despejando o molho por cima do peru e voltar com ele para o forno por mais 20 minutos (o seus últimos 20 minutos de forno) ou pode usar esse molho somente na hora de comer o peru, com ele já fatiado, derrame o molho desejado por cima que fica divino.
Afinal o molho já vai está feito.
Agora faça o seu peru e use o molho que mais te agradou, sua ceia de natal vai ficar magnífica com essa receita.
Veja também: Peru Recheado com Farofa.
Por que você come peru no Natal?
A popularidade de comer Peru no Natal vem das populações com poucos recursos na América e na Europa. Sabe-se que este tipo de ave consegue adquirir um grande tamanho em pouco tempo se o compararmos com outras espécies, chegando a pesar em média cerca de 10 quilos.Com isso em mente, é muito fácil imaginar toda a abundância que você pode dar a uma família média de cinco pessoas.Outro dado sobre o costume de comer Peru no Natal está relacionado aos rápidos avanços que conseguimos em relação à criação e distribuição de aves (algo semelhante ao que acontece com o frango).Onde começou a tradição de comer peru no Natal?
Na verdade, tudo começou na Mesoamérica ou América Média, especificamente na região do México com a Costa Rica.Após a conquista espanhola, o pássaro foi levado para a Europa, especificamente para a Espanha. Posteriormente, passou a ser chamado de “galinha da índia” devido à grande semelhança que tinha com o pavão.Em suma, graças ao seu sabor requintado, não precisou de muito tempo para se espalhar, chegando a outros países como a França.É claro que o peru também faz parte da tradição peruana, sendo o prato principal durante o jantar de Natal. Lá, costuma-se acompanhá-lo com outras iguarias como uma salada Waldorf, arroz árabe, panetone, puré de maçã e chocolate.* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.
** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.
(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.